quarta-feira, 27 de junho de 2012

POLO RECIFE HOLANDÊS - EM DOIS MOMENTOS



Trata-se de um tema que fornecerá uma visão abrangente acerca da presença dos holandeses em Pernambuco, particularmente no Recife entre os anos de 1630 e 1654. Destacará a importância dessa permanência neerlandesa no contexto geral da longa história da capital pernambucana, sobretudo, no que diz respeito à forma diferente de implantação de núcleos urbanos adotada pelos holandeses em contraponto ao modelo de fundação de cidades do ultramar português que vigorou no Brasil Colônia. Aos neerlandeses, deve-se a decisão técnica e política de apropriação do território quase integralmente alagado do Recife para nele estabelecer uma articulação toda particular com a água. Nesta direção uniram ilhas, aterraram e drenaram mangues, levantaram diques, pontes e muralhas para defensa do mar e convivência com os alagados.


Horário: 13h30min às 15h – PRIMEIRO MOMENTO:
Palestra “O RECIFE DOS HOLANDESES”, com a Professora Virgínia Pernambucana de Melo, Graduada pela UFPE em Ciências Sociais; Especialização em História e Aperfeiçoamento em História da Arte.

À partir das 15h – SEGUNDO MOMENTO:REVIVENDO O RECIFE HOLANDÊS – 12 ÔNIBUS E 12 GUIAS ACOMPANHARÃO OS EDUCADORES À VISITAÇÃO AOS ESPAÇOS HISTÓRICOS RELACIONADOS AO PERÍODO HOLANDÊS.

LOCAL: CENTRO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES PROFESSOR PAULO FREIRE -  Na Madalena 
600 VAGAS.










Nenhum comentário:

Postar um comentário